Projecto/Conceito

Vista geral da Quinta

Vista geral da Quinta

A Quinta do Villar resulta da reabilitação de uma quinta tradicional portuguesa construída pelo Comendador Armando Villar em 1940. Esta Quinta Pedagógica tem a missão de promover acções de educação ambiental e científica complementares aos programas escolares, integrando, para além da componente pedagógica, as componentes lúdico-recreativas e de desenvolvimento pessoal.

É a primeira Quinta Pedagógica Biológica do País e tem como objectivo mostrar às crianças como é o quotidiano numa quinta e alertá-las para a importância da preservação do planeta, em especial da água.

Inaugurado em 2010, Ano da Biodiversidade, este magnífico espaço confina com o Parque Natural Sintra Cascais, localizada apenas a 1 minuto da A5 e a 3 minutos do centro de Cascais.

Nas visitas escolares pretende-se alertar as crianças para a preservação da qualidade da água, a sua captação com engenhos originais utilizados ao longo da História, e a sua distribuição através de princípios de eco eficiência.

Para além de experimentarem os engenhos tradicionais de captação de água (Picota e Nora) e observarem sistemas de rega tradicionais, o moinho de vento, as nossas hortas biológicas, pomares, jardins de ervas aromáticas e os animais autóctones, os nossos pequenos visitantes podem participar na alimentação e tratamentos diários dos nossos animais.

Na Quinta Pedagógica Armando Villar encontram-se exemplares das principais espécies animais presentes numa quinta tradicional de raças autóctones, o que permite explicar in loco qual o papel de cada uma delas no nosso dia-a-dia. Importantíssimo e muitas vezes esquecido é também o seu papel, quase imprescindível, como parceiros do agricultor na produção agrícola, através de estrume que é depois utilizado como fertilizante nas culturas biológicas.

Dada a proximidade a Lisboa esta visita poderá ter lugar durante o período da manhã ou da tarde.

Todo este cenário encontra-se envolvido por uma exuberante floresta mediterrânica num vale rasgado pela bela Ribeira das Vinhas.

Merece mesmo a visita!

Objectivos da Quinta Pedagógica Armando Villar:

Favorecer a proximidade e respeito para com a Natureza, em especial os recursos hídricos;

Promover uma formação sensível às questões ambientais;

Conhecer e identificar as espécies de flora e fauna do meio agro-florestal;

Proporcionar momentos de contacto e de aprendizagem com a agricultura tradicional;

Dar a conhecer o modo como os alimentos são produzidos e como estes chegam aos nossos pratos;

Relacionar os nossos programas com os conteúdos temáticos abordados em contexto de ensino escolar, estimulando o espírito crítico dos visitantes;

Proporcionar aos nossos clientes uma experiência única e memorável.