Enquadramento geográfico

Quinta do Villar – Enquadramento geográfico na zona de Alcabideche

Localização da Quinta

Localização da Quinta

A Quinta do Villar encontra-se localizada a ocidente do estuário do Tejo, entre a Serra de Sintra e o Oceano Atlântico, na Freguesia de Alcabideche, rodeada de vestígios arqueológicos e históricos que demonstram a qualidade do clima e das terras que aqui se encontram.
A ocupação humana nesta região remonta ao Paleolítico Inferior como o atestam os vestígios encontrados a norte de Talaíde, no Alto do Cabecinho (Tires) e a sul dos Moinhos do Cabreiro. Durante o Neolítico assiste-se ao estabelecimento dos primeiros povoados e à utilização de grutas naturais (como as do Poço Velho, em Cascais) e artificiais (como as de Alapraia ou São Pedro) para o culto dos mortos. Os corpos são, então, aí depositados juntamente com oferendas votivas, prática que se manterá para além do Calcolítico.
Como testemunhos do período romano importa recordar as villae de Freiria (São Domingos de Rana) e de Casais Velhos (Charneca), assim como o conjunto de dez tanques descobertos na Rua Marques Leal Pancada, em Cascais, parte de um complexo fabril para a salga de peixe. O domínio romano também se faz sentir ao nível da toponímia (caso de Caparide, proveniente do latim capparis, que significa alcaparra) e através de algumas inscrições, maioritariamente funerárias.
Alcabideche foi habitada por povos de diversas culturas e origens, tendo sido particularmente marcante a presença da civilização árabe, sendo atribuído o significado da palavra Alcabideche a “Fonte de Água”.

Por aqui passaram também celtas, fenícios, cartagineses, romanos, muçulmanos e, finalmente, os cristãos.
O espaço rural era constituído por pequenas comunidades caracterizadas por tipos de povoamento aglomerado e disperso. A aldeia/casal caracterizava-se por ser uma propriedade bastante dividida (minifúndio) muitas vezes pertença de vários membros da mesma família.
Do Brasão da Junta de Freguesia, oficialmente aceite pela Heráldica Nacional, faz parte o Moínho. Semelhante a este Moinho de Vento tem a Junta de Freguesia um legado o qual conserva e mantém junto à variante do CascaiShopping cuja imagem recente é a que a seguir se expõe. “In: As Ruas de Alcabideche – 2001″.